As pessoas estão se sentindo cada vez mais solitárias. Não é à toa que no começo de 2025, a OMS declarou a solidão como uma potencial epidemia.
Quando observamos o cenário do trabalho, percebemos que algumas conexões, mesmo que inicialmente rasas, se constroem com o passar do tempo, no ato de compartilhar uma rotina e atividades em conjunto. Pessoas que, muitas vezes, você não conheceria em outro contexto social, podem fazer muita diferença para sua saúde.
Uma pesquisa realizada pela Gallup e publicada pela Forbes, mostrou que a amizade no ambiente de trabalho pode não só melhorar o desempenho dos funcionários, mas também aumentar os resultados da empresa.
Um time 7 vezes mais engajado
Se engana quem pensa que a produtividade possui uma relação exclusiva com dedicação individual. O ambiente que o profissional está inserido afeta, positiva ou negativamente, não só os resultados como também outras métricas do negócio.
Ter uma amizade no trabalho faz com que a equipe se sinta mais conectada, confortável em compartilhar ideias e dedicada a buscar resultados em conjunto. Em entrevista para a Forbes, Renata Rivetti, CEO da Reconnect Happiness at Work, mencionou um termo discutido em palestras, conhecido como saúde social.
Ela relaciona o sucesso organizacional com a conexão entre o time, a retenção de talentos e resultados mais inovadores.
Amizades no trabalho: dá pra acontecer?
Sim, é possível e a empresa pode incentivar o fortalecimento desses laços com ações específicas, como:
- Flexibilidade de pausas: os encontros para um rápido café, almoços em equipe ou uma breve conversa durante o horário de trabalho não impactam negativamente na entrega e geram benefícios para a saúde dos colaboradores.
- Cultura de reconhecimento: é muito importante que os líderes valorizem as entregas do time, mas você já parou para pensar o quão impactante pode ser incentivar que a própria equipe também reconheça a motivação dos colegas? Um e-mail de agradecimento, uma mensagem, um cartão personalizado… a mudança começa de dentro!
- Amizades improváveis: seja pela diferença de idade ou personalidade, a diversidade é um fator fundamental para estreitar os laços das equipes. A troca de experiências e opiniões é valiosa para a organização e contribui para o crescimento pessoal e profissional.
Estabelecer uma cultura de conexão dentro da empresa pode ser a virada de chave para melhores resultados e um time mais produtivo, satisfeito e saudável. Busque incentivar as amizades no ambiente de trabalho e veja entregas inovadoras de uma nova conexão improvável.
Em resumo
Como uma amizade pode aumentar o engajamento no trabalho?
A amizade no trabalho impacta diretamente o engajamento, o bem-estar e os resultados da empresa. Fortalecer uma cultura de conexão cria um ambiente mais saudável, estimula entregas mais inovadoras, aumenta a satisfação do time e ainda contribui para atrair e reter talentos.